sexta-feira, 28 de junho de 2013

Repositório de Código GIT com Google Drive (Disco) e Insync




Mamíferos! Para quem está liso como eu, e não tem alguns dólares para manter um Repositório de Códigos particular, arrumei uma solução que quebra um galho danado! Utilizar o espaço gratuito que Goooooooogle fornece, como Repositório GIT através do Drive (ou Disco) ou Insync! 


Primeiramente, baixe o google Drive (ou Disco)! Lógico, você também precisa de uma conta Google, para fazer a sincronia, entre seu PC e os servidores do Google.

Para Usuários Linux como eu( Ubuntu 13.04)... Eu instalei o Insync . Faça o login para autorizar o app a trabalhar com sua conta, e edite o arquivo /home/MEU USUARIO/.config/Insync/ignore-local.json, e mude a linha "starts-with": ["."] to "starts-with": [] e restarte o Insync. (isso evitará problemas com a sincronia de arquivos iniciados por ponto ).

Já dizia o Ramones: “One, tow, three, four...” , vamos a criação do repositório no netbeans!
Crie um projeto e mova-o para a pasta do Google drive que fará a sincronia ex: C:\drive\Google Drive\Projetos.
Agora clique com o botão direito do mouse sobre o projeto >> Controle de Versão >> Inicializar Repositório GIT, como na imagem abaixo.

Após inicializar o Repositório, clique com o botão direito do mouse sobre o projeto, e agora selecione a opção >> GIT >> Fazer Commit... Para versionar a estrutura inicial do projeto.


Feito o commit inicial, delete o projeto. NÃO MARQUE A OPÇÃO “Deletar também as origens da pasta.....”. Deleto os arquivos do projeto netbeans porque o projeto já foi comitado, e não vi necessidade de trabalhar no projeto na mesma pasta do repositório. 
Remova também os arquivos que sobraram, deixando  somente o diretório .git, como na imagem:

Agora vamos fazer o Clone do projeto da seguinte forma:

Selecione a pasta do Repositório:




E finalmente o diretório de destino do projeto:
Pronto agora você já tem um clone do projeto, e um repositório gratuito! Isso para mim foi uma maravilha, já que perdir 400gb de arquivos no meu hd recentemente...

Pensamento Ideotecnológico:
“Porque a informática não é uma ciência exata?....”(P. Poeta)

2 comentários:

  1. Oi camarada, eu tentei fazer isto aqui para sincronizar o código que faço no trabalho com o caseiro mas não consegui de jeito maneira, toda vez que subo um código ele não se reflete no git dentro do diretório do drive. Sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
  2. Verifica se sua pasta .git que fica na pasta do googledrive esta sendo sincronizada nas duas maquinas. Tenho 5 projetos que trabalho como descrito no post e nunca tive problemas.

    ResponderExcluir