quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Gravar bootloader no Arduino Nano V3.0 via Duemilanove

Esses meninos e essas meninas! Após os correios ter me feito esperar 2 meses pelos meus arduinos, arrumei outra coisa pra esquentar a cabeça, a falta do bootloader no Arduino Nano V3... Pois é... após 2 noites de pesquisa achei uma solução para o erro:
avrdude: Yikes! Invalid device signature. Double check connections and try again, or use -F to override this check.

que surgia nas tentativas seguindo os post que achava na net. Não adiantou trocar o Signature, pois a ligação de pinos que eu achei quer era padrão no site http://arduino.cc/en/Tutorial/ArduinoISP para gravação ISP AVR não funciona para a NANO.

Chega de papo...

Para gravar o bootloader eu precisei transformar meu Arduino Duemilanove em um AVR em programador de sistema. Isso permitirá gravar bootloaders em novos chips ou programa AVRs sem um Gerenciador de inicialização.


Utilizei os seguintes materiais:

IDE Arduino 1.03
Arduino Duemilanove (Gravador)
Arduino Nano V3.0 (A ser gravado)
1 Capacitor eletrolitico 10 uF 
Breadboard
Jumpers

Instalação:

Instale o Exemplo>>ArduinoISP no Duemilanove, para usa-lo como um ISP do AVR.


Ligue os Jumpers da seguinte forma:


Dueluminove >>>  Nano V3
SS   10              >>>     RESET
MISO 12        >>>     MISO 12
MOSI 11        >>>     MOSI 11
SCK  13         >>>     SCK  13
5V vcc           >>>     5vc
Gnd               >>>     Gnd


E o Capacitor eletrolitico 10 uF  nos pinos Reset  , Gnd da Dueluminove. O capacitor precisa ser ligado para evitar o auto reset do Arduino, evitando a mensagem "avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x15".

Selecione a Board Nano:
Depois, ainda no menu Tools, na opção programmer, selecione Arduino as ISP
Agora selecione Burn Bootloader, e aguarde a gravação que será feita na Nano (algo em torno de 1 min), e pronto!

 a Ide vai te Mostrar a Mensagem Done Burning bootloader!!  Você ja pode fazer upload do blink normalmente para sua Nano V3. Fim de papo! Perdi muito tempo com um coisa muito simples, agora vou tomar um café!!

6 comentários:

  1. Bom dia. Eu estou tendo o mesmo problema com o mesmo dispositivo, que veio da china. Só que esta solução, por algum motivo que não consigo identificar com certeza, gera diversos erros, dentre eles erro de assinatura do chip (e não adianta alterar a assinatura na configuração do avrdude) e diversas falhas de sincronismo. Você tem alguma idéia? O chip ATmel que veio em meu "arduino" 3.0 é o ATMega328P AU (não encontrei na lista da ATmel, somente um parecido, ATMega328P Automotive, que tem a mesma assinatura do ATMega328P. Será esse?).
    Desconfio que seja algum problema de sincronismo, mas não tenho certeza. Recebi 5 peças, e todas elas geram o mesmo problema, então não creio ser um defeito. Estou usando um Arduino Uno, como você, como AVR. Agradeço se tiver mais idéias para me auxiliar. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Respondo o comentário de Jaldomir em nome de Éverton, o autor dessa postagem: "Eu comprei 2 Nanos no dx.com (http://dx.com/p/arduino-nano-v3-0-81877), e os dois vieram sem o bootloader. Ai essa solução serviu para os dois. Verifica se vc esta fazendo as ligações entre os arduinos Duemilanove (Gravado) e nano (A ser Gravado) corretamente... sobre o sincronismo: Recebi alguns erros, em algumas tentativas que fiz, alterando arquivos da Ide do Arduino para tentar reconhecer meu Nano antes de queimar o bootloader."

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde a todos,
    ja tentei de tudo e não consigo gravar o boot no NANO V3.0 que comprei no DX.com, coloquei o capacitor de 10mf e nada, usei IDE022 e 1.0.3 ambas confirmam que foi gravado, o nano pisca o led e tudo ok mas na hora de gravar algo nele da o erro avrdude stk500_getsync() not in sync resp=0x00 de novo. alguem sabe o que posso estar fazendo de errado? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. polaco doido... esse tutorial foi a unica forma que consegui fazer a nano funcionar.

      Excluir
  4. Amigo, se eu tiver 2 arduino nano,um com o bootloader e o outro sem, da certo, ou tem que ser com o arduino Dueluminove.

    ResponderExcluir
  5. Amigo, tenho 2 arduino nano, um normal e outro sem bootloader, da certo ou tem que ser com o arduino Dueluminove.

    ResponderExcluir