quarta-feira, 24 de abril de 2013

Notebook CCE, Virtualização, VT-X - Como resolver

Mamíferos!! o suporte da CCE é uma desgraça!! Comprei um notebook Onix 7810B+ core I7, e quando fui instalar maquinas virtuais 64bits, ... que maravilha... o suporte VT-X  estava desabilitado e não era possível habilita-lo. Confirmei isso com o software Hardware-Assisted Virtualization Detection Tool da microsoft.


Pois bem, entrei em contato com o suporte (30min de espera, sendo o primeiro da fila) e recebi uma notícia que precisaria levar o notebook a uma autorizada para eles resolverem o problema. Como eu já tinha pesquisado e visto que alguns modelos da CCE (IRON 745 e outros) estavam com esse problema, e que vários clientes estavam detonando a cce no reclame aqui: RECLAME AQUI CCE . Pedi que me disponibiliza-sem uma Bios que resolve-se esse problema, pois ja tinha visto em alguns forums, a resolução disso fazendo uma downgrade (mas não queria arriscar).

Como eles são mais lentos que os correios, eu resolvi arriscar e instalar uma versão antiga da bios. A placa mãe é uma Phoenix com a versão da bios 2.09 e instalei a versão 1.09, seguindo os seguintes passos:

OBS: NÃO ME RESPONSABILIZO POR ALGUM PROBLEMA QUE VENHA A APARECER!!!

  1. Faça o Download aqui e extraia para c:\Temp;
  2. Entre em modo Administrador: (iniciar digite cmd,  clique com o botão direito e depois clique em executar como administrador e quando o prompt do DOS abrir.  Digite: << net useradministrador /active:yes >> e presciona <ENTER>. Deve exibir uma mensagem comando executado com sucesso. Feche e efetue logoff.
  3. Entre na conta de administrador (agora sim esta dentro da conta de administrador real).
  4. Após estar logado como administrador, vá na pasta onde os arquivos foram extraídos e execute o arquivo "F.cmd".
  5. Aguarde a conclusão do backup e do downgrade da bios,  reinicie o notebook, e carregue as configurações default no setup.

Na minha maquina, a opção VT-x mesmo assim não era visivel, porém executando o programa 
 Hardware-Assisted Virtualization Detection Tool ele detectou o suporte ativo a VT-x.

Fiz o teste com o virtual box e consegui instalar SO 64bits.

Já que agora a virtualização esta funcionando, vamos desativar o Administrador:

Faça logof da conta ADMINISTRADOR, entre na sua conta normal de usuário, digite CMD no iniciar, clique com o botão direito em cima do cmd , clique em executar como administrador.
No prompt do DOS digite o seguinte:<<net user administrador /active:no>> e prescione <ENTER>
PRONTO JÁ DESATIVOU O ADMINISTRADOR

Obs: o detalhe que para desativar o administrador, você deve estar na conta de usuário, porque se você desativar dentro do usuário administrador, esse vai ficar desativado para sempre, ou até que a formatação o repare...(palavras e dicas do meu amigo Seba).

    sexta-feira, 12 de abril de 2013

    Configurando o Apache MAVEN - Windows e Linux


    Olá mamíferos!!! Neste post iremos mostrar como configurar a ferramenta Maven. \0/ \0/ \0/
    Para quem não conhece o Apache Maven é uma ferramente de gestão e compreensão de projetos de software, que pode gerir desde a sua criação até sua implantação em um servidor.
    Sua configuração é baseada no conceito de Project Object Model (pom.xml), onde são declaradas todas as dependências do projeto. O Maven tem como uma de suas característica, a analise das dependências declaradas e a automação de fazer o download das mesmas a partir de um repositório.
    Mais detalhes http://maven.apache.org/

    Bem, para configurar o maven precisamos somente fazer o download dos arquivos em http://maven.apache.org/download.html, e extrair em um diretório da sua escolha. Eu utilizei a unidade D:. Agora copie o caminho da pasta (D:\Apache-maven-3.0.5) , e agora crie as novas variáveis ambiente da seguinte forma:

     Após criar as variáveis, edite a variável Path, e no final do valor adicione: ;%M2%;
     Concluído o processo de criação de variáveis, abra o prompt e digite o comando: mvn -version  e você deve receber uma mensagem semelhante a da figura a baixo:

    Pronto você ja tem o Maven funcionando!!
    Para usuarios linux

    $ apt-cache search maven
    $ sudo apt-get install maven
    Testando a instalação:
    $ mvn -version
    ...
    e se tudo estiver certo, vai aparecer:
    Apache Maven 3.0.4
    Maven home: /usr/share/maven
    Java version: 1.7.0_07, vendor: Oracle Corporation
    Java home: /usr/lib/jvm/java-7-oracle/jre
    Default locale: pt_BR, platform encoding: UTF-8
    OS name: "linux", version: "3.2.0-38-generic", arch: "amd64", family: "unix"